terça-feira, 16 de agosto de 2016

Sobre a Vida | Perfeccionista? Detalhista?

Ser perfeccionista é uma coisa boa? dias atrás conversando com uma amiga, comecei a questionar algumas manias que possuo, cheguei a conclusão de que não busco a perfeição o tempo todo, talvez eu seja mais detalhista do que perfeccionista, na verdade qual é a diferença entre essas duas "qualidades", ou seria um tipo de ansiedade? estou igual a Luna do desenho animado hahaha "são tantas perguntas, eu quero saber!"

Depois de uma breve pesquisa no google percebi que o assunto é um pouco mais complicado do que parece, pois pode se tornar um tipo de transtorno (Deus nos livre). Definitivamente, não quero ser uma pessoa que se autossabota devido a esse tipo de preocupação. 

Normalmente a ideia de pessoas perfeitas com vidas perfeitas me intriga muito, eu sei que esse tipo de coisa não existe, talvez nos filmes isso possa ser possível, mas na vida real minha amiga, no dia a dia, estamos todos aqui celebrando nossas pequenas vitórias diárias. 

Concluir o jantar e não deixar a louça da cozinha acumular já traz aquele alívio, caminhar até o supermercado empurrando o carrinho com uma criança que pesa 12 kilos já causa aquela sensação boa de que NÃO estou tão sedentária assim, ter um dia de beleza, pintar os cabelos novamente renova a auto estima (fiz as pazes com o espelho rs...) e conseguir estudar por 2 horas seguidas enquanto a filha tira uma soneca é sucesso total. Sinceramente, aceitar as minhas imperfeições faz um bem enorme para mim, enfrentar a ideia de que nem sempre vou conseguir fazer as coisas certinhas do jeito que eu gostaria é um "pequeno choque" que eu preciso suportar, por isso a importância de sempre agradecer a Deus e celebrar as minhas pequenas/grandes vitórias diárias.


 Detalhismo: cuidado ou preocupação exagerada com os detalhes ou minúcias.  (Aii...)


Uma ótima semana a todos.
Até mais.

6 comentários:

  1. Olha Lídia...imagino que a vida de uma mulher que se tornou mãe não é tão simples. Mas vejo que você está arrasando! Eu não me acho nem perfeccionista nem detalhista pra tudo. Acho que depende muito do que se trata.
    Me permito ser bagunceira também..pra não viver louca preocupada se está tudo no lugar.
    Me acho organizada.

    Claro, você tem que ter cuidado pra que isso não se torne um problema pra você, mas enquanto for algo que ajude a organizar sua vida, seu dia a dia, acho válido.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Bárbara, obrigada por dizer que estou arrasando :) mas como você disse me permito sem bagunceira também e isso faz bem para mim rs...
    Bom fim de semana
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Eu era muito perfeccionista, não em questao das coisas, mas em questao de mim mesma, eu nao me permitia errar, e quando tirava uma nota como 7 por exemplo me cobrava muito, sempre me cobrei de mais, nao de um jeito muito positivo, mas graças a Deus consegui superar isso, hoje me permito mais errar e tento levar minha vida de uma forma mais leve, as vezes as cobranças ainda tentam me pegar mas sempre me lembro que não existe ninguem perfeito.
    Sobre ser detalhista acho que toda mulher é um pouco né? parece até que nem tem como escapar rsrs.
    Lidia, muito obrigada pelas suas palavras lá no blog, você nao sabe como me motivaram, demorou um pouco até eu processar todas as coisas, mas decidi voltar com tudo, e com tudo digo com muito mais de mim naquele blog, aos poucos vou conseguir e vou evoluir e me tornar um blog tão gostoso quanto o seu é de ler! Muito obrigada você me motivou demais!
    Deus abençoe, um super beijo, Tety
    p.s: Espero que goste das mudanças do blog, e não ria do novo nome rs.
    donasteh.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Steh,
      é tão bom quando aceitamos o fato de que não existem pessoas perfeitas, todos cometem erros e cobrar demais de nós mesmos nem sempre pode ser algo positivo, como você disse.
      Que bom que você voltou com tudo, fico feliz em ter ajudado de alguma forma. Você está certíssima em insistir em um espaço seu, em algo que você gosta de fazer.
      Deus te abençoe! sucessooo
      ps: vou lá conferir as mudanças :)
      beijos

      Excluir
  4. Que saudades eu estava de ler suas reflexões. Sempre me vejo nelas e não poderia ser diferente nessa questão do "detalhista ou perfeccionista"? Nossa, depois que criei o blog, me descobri uma pessoa inquieta com relação a detalhes. Cheguei a acreditar que era perfeccionista, mas com o tempo passei a entender que meu problema é mesmo ser detalhista. E meio que ainda estou em processo de me acertar com essa questão. Como nunca antes tinha tido problemas dessa natureza, agora ando tentando conviver bem com essa preocupação hahahaha.

    Beijos,
    www.entaoeisso.com

    ResponderExcluir
  5. Oii Joe :)
    Li seus comentários, muito obrigada. Estava com saudades também, estou aqui na correria, mas quero responder todos. Amoo ler suas reflexões também, nos parecemos em muitas coisas rs... seu blog está maravilhoso /0\ estou devendo uma visita, mas já já apareço por lá, você sabe que sou fã e te acho incrivelmente talentosa.
    Beijos
    Até mais

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! :-)